Pular para o conteúdo principal

PERCEPÇÃO 2021

Percebo que com o passar do tempo, começamos a usar óculos, pois nosso olhos já não são os mesmo, outros, passam a usar aparelhos auditivos, pois já não ouvem com tanta perfeição, alguns trocam os dentes por próteses modernas artificiais, alguns começam a sentir menos olfato. Assim, para meditar, fazer exercícios de respiração e alongar alguns músculos necessários pra me manter firme e com menos dores, sempre tiros os óculos, os quais me faltam para qualquer ato de leitura.  Esta semana, durante toda a meditação buscando auto cura e cura interligada, a palavra percepção insistia em minha mente.  Hoje, resolvo escrever algumas breves linhas sobre o assunto.
Percepção, ato de captar com inteligência, compreender, perceber, sempre esteve muito ligado em minha vida, em ver, ouvir, pensar, raciocinar e então formar uma opinião ou gerar uma solução.
Aos meus quase sessenta e dois anos de vivências, falei muitas vezes em raciocinar, perceber, escutar,  aprender, mas nunca me aprofundei no assunto percepção. Quanto mais passam as fieiras da vivencia, mais os dissabores das deficiências se apresentam. Começo a formar uma opinião de que a natureza, o projeto vital, ou o Poder Superior, me diminuem alguns sentidos para que eu comece a escutar, enxergar, perceber com a mente, com o coração e um pouco menos com meus valores culturais e meus sentidos físicos. Isto pode parecer um erro em relação a percepção em sentido básico.
"Percepção é, em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Wikipédia"
Mas se eu buscar perceber mais com a mente, com os olhos fechados e os ouvidos mais direcionados a mente, eu poderia perceber com a alma ou com o coração? Como chegar a percepção sem meus conceitos culturais, sociais, acadêmicos, sem as mentiras implantadas em meu ser das quais sempre me foi dado certeza de que eram verdades?

Acredito que vou precisar mais alguns sessenta anos para concluir...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA QUIMICA - USO DO CRACK - MINHAS PESQUISAS -

Ao fumar a pedra: Além da euforia e do prazer, esta potente droga causa também insônia, hiperatividade, perda da sensação de cansaço, falta de apetite. A longo prazo pode causar problemas cardíacos, pulmonares, convulsões, distúrbios neurológicos como isquemias e desordens motoras e até transtornos psiquiátricos. Como o efeito é de curta duração, a pessoa busca aumentar a quantidade de vezes em que usa. O  uso  crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise. Principais sintomas que permitem a identificação do uso: Pupilas muito dilatadas; Incapacidade para ficar quieta; Comportamento agressivo; Aumento dos batimentos cardíacos; Presença de queimaduras ou bolhas nos lábios e dedos. Segundo o pesquisador Felix Kessler, do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é muito comum o desenvolvimento e agravamento da impulsividade, o que leva os indivíduos a fazerem escolhas mais imediatis

ORAÇÃO DA MEDALHA DE SÃO BENTO

 Mesmo não sendo católico, mas como adepto da espiritualidade pluralista, tenho meus rituais e um ao qual sou adepto é me proteger com a medalha São Bento. A oração:  "  A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão meu guia. Retira-te, Satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo dos teus venenos." C S P B - CRUZ SANCI PATRIS BENEDICTI -  Cruz do Santo Pai Bento. C S S M L - CRUX SACRA SIT MIHI LUX -    A Cruz Sagrada seja minha Luz; V R S N S M V - VADE RETRO SÁTANA NUNQUAM SUADE MIHI VANA - Retira-te, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs;  S M Q L I V B - SUNT MALA QUAE LIBAS IPSE VENENA BIBAS - É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos

DIA 25/10/2022 MEDITAÇÃO

  Água Viva – Claudia Rodrigues   https://youtu.be/H1eLsJigUIE Viver pela fé! Entregar tudo e deixar que o P S lhe dê tudo eu vc precisar. 25/10/22 Salmos 103 – v 1 ao 3 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. É Ele quem perdoa todas as iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades... Eu sou incompetente para resolver os seus problemas. Deus contigo é que possui a competência. Toc.toc... uso minha experiência para contar como acontece comigo...   Mãos ensanguentadas de Jesus - dia 2 https://youtu.be/sxlFzR9CkoA Damos Graça ao Senhor... mãe Ilka. https://youtu.be/876ijdoLQ6s https://youtu.be/IBvzBXftDLs      Meu estudo. 7 pecados capitais: 1.      1.  A Soberba é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as pessoas, idéias, conhecimentos, posicionamentos, levando a manifestações ostensivas de arrogânc